28/05/2007

A liberdade de informação está de luto!

-Hoje é um dia negro para todos os que como eu prezam a liberdade de opinião, o direito individual de todo e qualquer cidadão a exprimir livremente os seus pensamentos, estou a falar do encerramento compulsivo do mais antigo canal de televisão Venezuelano, às ordens desse grotesco ditador que dá pelo nome de "Hugo Chavez", o que deveria indignar todos os jornalistas deste planeta, e todos os intelectuais que exprimem as suas ideias sob as mais diversas formas artísticas ou literárias, e escrevo deveria, porque alguns pseudo livre pensadores, que tanto criticaram Berlusconi, que estão sempre prontos a protestar e bem contra alguns sistemas totalitários, ou democracias deficitárias, calam-se perante Chavez, Castro ou Morales, como se calaram, se não alguns do presente, outros seus antecessores, perante as barbaridades do pai dos povos, um personagem que conseguiu a proeza de ser ainda mais monstruoso que Hitler, juntos os dois e Pol Pot, talvez tenham sido os maiores facínoras que este planeta jamais conheceu, mas voltemos ao presente, Chavez é um déspota, um tirano que quer manter o seu povo na miséria, porque nos bairros mais pobres encontra a sua base de apoio, então há que mantê-los pobres, e culpa os Estados Unidos por essa mesma pobreza, um discusrso só comparável aos disparates de Castro, que culpa o bloqueio por toda a miséria que existe em Cuba, miséria mas só para alguns, eu já lá estive 2 vezes, e nunca me faltou peixe, carne ou marisco, nem sequer me faltou Coca Cola, apesar do bloqueio, é que eu tinha dólares e Euros para lá deixar, enquanto o povo, ou pelo menos parte dele, é mantido na ignorância, mas vem-me sempre à memória, uma conversa que tive com um jovem cubano, que primeiro olhou em redor, não fosse alguém escutar, e me disse, sabe, o velho mais dia menos dia morre, e eu tenho 20 anos, ainda vou a tempo de conhecer o mundo. Na altura não lhe disse, mas pensei, quiçá, depois da morte do ditador, certamente tu e os demais compatriotas teus, conhecerão Cuba, e os algozes que em nome da revolução, miserabilizaram um povo, Chavez quer seguir a mesma via, pode ser que o exército, não será fácil, se mobilize, e ponha cobro a mais uma ditadura, porque para mim não há ditaduras boas ou más, justificáveis ou toleráveis, sou democrata, gosto de viver em liberdade, e mesmo com defeitos, não conheço melhor regime que a democracia.

Sem comentários: