27/09/2007

Sobre Santana Lopes vs SIC Notícias

-Manifestei ontem o meu apreço pela atitude de P.Santana Lopes face à desconsideração de que foi alvo por parte do responsável editorial da Edição da Noite na SIC Notícias, e ao que parece igual opinião foi expressa um pouco por todos os comentadores, independentemente de opções políticas, pois o que estava em causa era meramente do foro pessoal, tratou-se dum acto deselegante por parte duma televisão, cujas opções de conteúdo são obviamente discutíveis, mas são isso mesmo, opções de conteúdo editorial, com os quais podemos ou não concordar, sendo enquanto espectadores livres de mudar de canal, enquanto a estação pode e deve ser livre nas suas opções, as quais terão depois consequências, desde as audiências, passando pela publicidade, para além dos convidados, comentadores ou colaboradores que consegue atrair, e que fazem a credibilidade da própria estação. Ora, face ao que livremente expressámos ontem, pelo que também livremente foram as opções da estação, já hoje houve quem viesse defender que se estivessem atribuidos os poderes à ERC, enfim, a coisa já não seria bem assim, etc, ora é precisamente a liberdade de imprensa, dos conteúdos editoriais, mesmo os mais discutíveis, que deveremos defender, ainda que essas opções tenham custos para quem as toma, a isso chama-se responsabilidade, a qual certamente é preferível a qualquer tentativa controleira por parte de comissários ao serviço do poder político, por parte duns quantos boys estrategicamente nomeados para prestarem uns quantos fretes.

3 comentários:

JOY disse...

Amigo antónio , concordo em parte contigo mas não pertence o rapazinho a classe que se dá ao luxo de exigir que as conferencias de imprensa sejam no Prime Time,não são eles que se limitam a responder ás perguntas que lhe dão jeito,não tem sido o rapazinho um hábil manipulador da televisão em seu favor,quantas vezes vimos um programa de que estamos a gostar para uma conferencia de imprensa de algum politico ? e isso aconteceu algumas vezes com Santana Lopes. A Sic Noticias é isso mesmo um canal de noticias e naquele momento a chegada de Mourinho a Portugal era noticia ,independentemente da importância que lhe quizermos dar ,mas era uma noticia e que valia por aquele momento , Santana devia compreender isso a sua entrevista não saia beliscada por isso.

um abraço

JOY

Anónimo disse...

Sobre Mourinho jé tudo tinha sido dito dias antes; foram horas e horas a falar de Mourinho.Depois admiram-se que o homem se sinta "especial".
É noticia a sua chegada ao aeroporto? A ponto de interromper uma entrevista? Não nos façam passar por parvos!! Chega de pensar que os telespectadores são todos "da Lourinhã"

Anónimo disse...

Se uma criança não tem maturidade para ser responsável então é necessário que um adulto tome conta dela...

Se os jornalistas não sabem ser adultos/cidadãos responsáveis, o que é que se pode fazer?