21/11/2007

Divergências municipais

PUBLICO-Sá Fernandes: não está em causa acordo BE/PS

-Heitor de Sousa, deputado eleito pelo BE á assembleia municipal de Lisboa, ameaçou em nome daquela força política, romper o acordo com o PS na autarquia, caso venham a existir rescisões em avenças que configurem contratos encapotados. Por seu lado, José Sá Fernandes, afirma que o deputado cometeu "algum exagero", admitindo que não terá falado com o mesmo, e não existir divisão sobre a matéria no seio do BE. Julgo que Sá Fernandes tenta esconder o óbvio, desde o acordo, foram algumas as figuras do BE que manifestaram sinais de desconforto, alguns desde o primeiro dia de vigência do mesmo, em segundo lugar, Sá Fernandes ganhou peso político próprio na capital, corre por fora, tem respeitado a estratégia do BE, se é que ela existe, mas poderá demarcar-se quando, e se assim o entender, pois o espaço de manobra que angariou, permite-lhe até ser candidato independente em eleições próximas na lista do PS, caso os bloquistas optem por esticar muito a corda, ou ousem retirar o tapete ao vereador que elegeram. No presente, o BE em Lisboa é Sá Fernandes, apesar de independente, antes dele, o partido nunca conseguiu qualquer resultado interessante em autárquicas, mesmo Miguel Portas não conseguiu ser eleito vereador, até será possível que o venha a conseguir no futuro, mas dificilmente poderá obtê-lo contra Sá Fernandes. Afinal o BE, criou um mito, "o ZÉ", afirmando que o "ZÉ faz falta", estratégia que deixou o BE, completamente refém dum independente. A aguardar por novos desenvolvimentos em 2008.

7 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

O bloco de esquerda de vez em quando dá a impressão que de bloco unido tem pouco.

Parece-me é que esse senhor deputado também gosta dos holofotes.

quintarantino disse...

Eu nunca tive grande impressão do José Sá Fernandes. Vi-o sempre um pouco a oscilar entre a força de bloqueio e o poder do narcisismo.
Compreendo as razões de António Costa, mas comigo teria ido para uma governação minoritária "tout court".
Mas acho piada que o Bloco, logo esse colosso de moralismo e pregação fácil, se tenha enleado nas suas próprias malhas. Dá-me um gozo danado, lá isso dá.

JOY disse...

Reconheço ao Zé capacidade para fazer barulho ,mas que tem um tique nascizista bem vincado ai isso tem, os Bloquistas criaram um monstro e agora vão ter que viver com ele ,penso que neste momento o Bloco de Esquerda precisa mais do Zé do que o Zé precisa do Bloco e eles sabem disso .

Um abraço
JOY

SILÊNCIO CULPADO disse...

Quando o protagonismo é o principal impulsionador das posições e quando a unidade é sempre, e só, quando convém, os resultados só podem ser esses e a piorar.

SILÊNCIO CULPADO disse...

És dos meus mais queridos companheiros neste espaço da blogosfera e, por isso, quero comemorar o dia de hoje contigo, de uma forma especial.
Hoje é o dia do "Olá". O dia em que internacionalmente se comemora o world hello day, num grito universal de unidade em prol da paz e da justiça. Quando te digo olá eu quero dizer tudo. Mesmo tudo. Mas sobretudo quero caminhar contigo em busca de pessoas que queiram caminhar.
Olá!

Blondewithaphd disse...

Gonna say what? Here is a party lost midway between Caviar Left, unsustainable leftist thinking, intellectualism and some quite big stars for such a small party.

NÓMADA disse...

Este Zé nunca me convenceu. Muita parra e pouca uva.