DN-Novo julgamento de abusos começa na terça-feira
-Assinalam-se 5 anos sobre o dia em que foram conhecidos pela primeira vez, a existência de abusos sexuais na Casa Pia, tendo os factos relatados, a par de numerosos testemunhos, dado início ao megaprocesso em julgamento no Tribunal de Monsanto, sem fim á vista, e outros processos mais pequenos como o que irá começar na próxima 3ª feira no Tribunal da Boa-Hora, não falando dos inúmeros processos, resultantes de certidões extraidas do processo principal, muitos deles já concluidos, tendo o Estado português já indmnizado cerca de 30 vítimas em 50 mil euros cada. Não pretendo fazer considerações sobre o processo, quero acreditar que o Tribunal fará justiça, mas não poderá ser lá muito justa, face ao tempo já decorrido sobre os factos, e mesmo sobre o início do processo, é que para se fazer justiça, a mesma também terá de ser célere, arrastar vítimas durante anos pelos Tribunais, obrigando-as a rever regularmente factos traumatizantes, não é justiça, é tortura psicológica, manter acusações sobre pessoas durante anos, vamos admitir que alguns acusados sejam inocentes, tecnicamente são-no até sentença transtitada em julgado, é uma suspeição inaceitável, que alguém veja o seu nome tanto tempo arrastado, mesmo que venha a ser considerado inocente, já foi condenado e tem pena cumprida. No mínimo, espero que no final, se venham mesmo a apurar responsabilidades, o facto do Estado ter indmnizado vítimas, significa a existência de culpados, sejam lá eles quem forem, seria inaceitável, até do ponto de vista da opinião pública, que apenas um ou dois acusados viessem a ser condenados, e os restantes não só absolvidos, como ainda indemnizados, a justiça, todo o sistema judicial, não pode, não deve demorar tanto tempo, sob pena de se tornar injusta, pelo menos que agora faça jus ao nome, faça justiça, é o mínimo que a sociedade portuguesa pode exigir.
23/11/2007
Processo Casa Pia teve início há 5 anos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Eu também espero que se chegue a algum lada, no entanto como sempre estes e outros processos arrastam-se durante anos e anos, desconfio que o final vai ser igual a tantos outros, ou seja nada de nada, arquivamentos,penas suspensas, é o sistema judicial que temos.
Não se devia permitir que os processos se arrastassem assim anos a fio, mas neste caso até ter-se-á de admitir que a sua especial complexidade possa justificar a demora.
Lateralamente, o que não se concebe é o constante esgrimir de argumentos e contra-argumentos na praça pública.
Já se percebeu que pelas figuras que estão envolvidas neste caso há um task force dos advogados de defesa que têem intreposto recurssos atrás de recurssos e usado de todos os estratagemas judiciais para atrasar e complicar este processo com a nitida intenção de arrastar ao máximo este processo que se prepara para acabar em nada.
JOY
My dear Antonio de Almeida, this is indeed a shameful thing! However, I suspect that we won't see much of a just ending to it. It's a feeling...
Este é o processo da nossa vergonha.Há vítimas mas culpados está quieto. Talvez o Bibi e a dona da casa de Elvas.....
Amigo,
Eu tenho que me redimir de um lapso que cometi para consigo. Por isso lhe dediquei um post e dei seguimento ao desafio. Como bom vizinho e pessoa bem formada, tenho esperanças que me desculpe.
Enviar um comentário