23/11/2007

Processo Casa Pia teve início há 5 anos

DN-Novo julgamento de abusos começa na terça-feira

-Assinalam-se 5 anos sobre o dia em que foram conhecidos pela primeira vez, a existência de abusos sexuais na Casa Pia, tendo os factos relatados, a par de numerosos testemunhos, dado início ao megaprocesso em julgamento no Tribunal de Monsanto, sem fim á vista, e outros processos mais pequenos como o que irá começar na próxima 3ª feira no Tribunal da Boa-Hora, não falando dos inúmeros processos, resultantes de certidões extraidas do processo principal, muitos deles já concluidos, tendo o Estado português já indmnizado cerca de 30 vítimas em 50 mil euros cada. Não pretendo fazer considerações sobre o processo, quero acreditar que o Tribunal fará justiça, mas não poderá ser lá muito justa, face ao tempo já decorrido sobre os factos, e mesmo sobre o início do processo, é que para se fazer justiça, a mesma também terá de ser célere, arrastar vítimas durante anos pelos Tribunais, obrigando-as a rever regularmente factos traumatizantes, não é justiça, é tortura psicológica, manter acusações sobre pessoas durante anos, vamos admitir que alguns acusados sejam inocentes, tecnicamente são-no até sentença transtitada em julgado, é uma suspeição inaceitável, que alguém veja o seu nome tanto tempo arrastado, mesmo que venha a ser considerado inocente, já foi condenado e tem pena cumprida. No mínimo, espero que no final, se venham mesmo a apurar responsabilidades, o facto do Estado ter indmnizado vítimas, significa a existência de culpados, sejam lá eles quem forem, seria inaceitável, até do ponto de vista da opinião pública, que apenas um ou dois acusados viessem a ser condenados, e os restantes não só absolvidos, como ainda indemnizados, a justiça, todo o sistema judicial, não pode, não deve demorar tanto tempo, sob pena de se tornar injusta, pelo menos que agora faça jus ao nome, faça justiça, é o mínimo que a sociedade portuguesa pode exigir.

6 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Eu também espero que se chegue a algum lada, no entanto como sempre estes e outros processos arrastam-se durante anos e anos, desconfio que o final vai ser igual a tantos outros, ou seja nada de nada, arquivamentos,penas suspensas, é o sistema judicial que temos.

quintarantino disse...

Não se devia permitir que os processos se arrastassem assim anos a fio, mas neste caso até ter-se-á de admitir que a sua especial complexidade possa justificar a demora.
Lateralamente, o que não se concebe é o constante esgrimir de argumentos e contra-argumentos na praça pública.

JOY disse...

Já se percebeu que pelas figuras que estão envolvidas neste caso há um task force dos advogados de defesa que têem intreposto recurssos atrás de recurssos e usado de todos os estratagemas judiciais para atrasar e complicar este processo com a nitida intenção de arrastar ao máximo este processo que se prepara para acabar em nada.

JOY

Blondewithaphd disse...

My dear Antonio de Almeida, this is indeed a shameful thing! However, I suspect that we won't see much of a just ending to it. It's a feeling...

SILÊNCIO CULPADO disse...

Este é o processo da nossa vergonha.Há vítimas mas culpados está quieto. Talvez o Bibi e a dona da casa de Elvas.....

SILÊNCIO CULPADO disse...

Amigo,
Eu tenho que me redimir de um lapso que cometi para consigo. Por isso lhe dediquei um post e dei seguimento ao desafio. Como bom vizinho e pessoa bem formada, tenho esperanças que me desculpe.