10/12/2007

Criminalidade á solta - II

PUBLICO-Câmara do Porto autorizada a instalar sistema de vídeovigilância na zona histórica


-Pensar que a actual onda de criminalidade violenta, que atingiu a noite do Porto, será resolvida com a instalação de câmaras de videovigilância, é um disparate, no qual só alguém ingénuo, ou completamente desconhecedor destas realidades poderá acreditar. Quanto muito, e sabendo da presença das câmaras, os criminosos poderão mudar o local dos crimes, porque esta súbita onda de assassinatos, parece ter mais a ver com lutas de gangs organizados, pelo controlo de qualquer actividade, certamente ilícita, do que uma súbita ameaça á população. Á semelhança do que acontece nos centros comerciais, bancos, bombas de gasolina, sou a favor da introdução deste sistema de vigilância nas principais zonas de diversão noturna, como forma de controlar sim, a pequena criminalidade, pequena, mas por vezes violenta, como assaltos, roubo de automóveis, tráfico de droga, mas ela só será eficaz se acompanhada por uma proximidade e rápida intervenção das forças policiais. Quanto á criminalidade excepcionalmente violenta, como a que se tem verificado no Porto, supostamente organizada, ela apenas poderá ser combatida através do reforço de meios da PJ, aliados a uma cooperação com o SEF, pois muita dela é transnacional, nomeadamente a que lida com o tráfico de pessoas, droga ou capitais. Mas não pode o estado esquecer-se de algo fundamental, a legislação, se queremos tornar o país mais seguro, será necessário que a sociedade imponha uma maior repressão sobre os criminosos, algo que apenas se conseguirá através de penas de prisão efectivas, mais duras, num sinal claro aos criminosos, que Portugal não tolera determinados comportamentos. E vontade para tal, existe? No governo sabemos que não, e na oposição?

2 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Enquanto tudo se passa, os políticos entretem-se em jogos politico, tentando ganhar alguma coisa com a situação.

Seria interessante isso sim, uma união entre todos na tentativa de trazer de volta o sentimento de segurança e acabar com esta nova criminalidade.

Infelizmente um quadro impossível de concretizar.

quintarantino disse...

Permito-me introduzir outra cambiante no seu texto. A legislação penal pode e deve ser endurecida nalguns sectores, mas os intervenientes no processo de aplicação da Justiça também têm de deixar de fazer de conta.