06/12/2007

Monopólios e reguladores

D.N.-Contadores inteligentes vão pesar até mais 3,1% na factura

-Leio esta notícia, segundo a qual vai ser feita uma conversão dos actuais contadores de electricidade a partir de 2010, a fim de possibilitar a telecontagem, e continuo a admirar-me com o disparate permanente a que este país está sujeito, nomeadamente os consumidores, que continuam a ser vítimas de abusos por parte de determinadas empresas, que beneficiando da passividade estatal, a troco da colocação duns boys pertencentes ao bloco central de interesses, sujeitando toda uma sociedade a prácticas monopolistas, próprias duma cultura rural siciliana, e não dum país que se quer economicamente desenvolvido. A EDP, empresa fornecedora de energia, em regime de quase monopólio, tem de nos cobrar o serviço que contratamos, o fornecimento de energia eléctrica, o preço que pagamos, deve ter em conta aquilo que são os normais custos de exploração, é simples, nesses custos, já estão incluidos, contadores, preço de ernergia nos mercados, e multiplos factores que não vou aqui explicar, cobrar uma taxa por um contador é ridiculo, para mais, quando estes contadores permitem uma redução no consumo, benéfica aos consumidores, mas também, a rede estar com mais ou menos carga eléctrica, em função do tráfego de consumo de energia, benéfico para a EDP, já não falando em redução de gastos com pessoal para leituras. É simples, não seria sequer necessária uma ERSE, se o mercado já estivesse liberalizado, e pudessemos adquirir energia, a quem nos apresentasse melhores condições de fornecimento, a melhor preço. Fala-se no MIBEL, para quem não sabe, a criação e liberalização do mercado de energia Ibérico, mas até agora, só nos saiu na rifa, uma ERSE, mais uma entidade reguladora, o problema deste país é sempre o mesmo, concorrência a menos e regulação a mais. O socialismo é pesado!

2 comentários:

Blondewithaphd disse...

I heard this news this morning at 7 o'clock and only because I know me for waking up ready to rock 'n' roll did I believe my ears! What an extraordinary thing!!!!!!!!! What an advanced country!!!!!!!

JOY disse...

Vamos comer e calar mais uma vez , em Espanha vai acontecer a mesma coisa mas quem vai suportar os custos são os operadores ,é o que dá a falta de concorrência estamos sujeitos ao autentico roubo que continua ser prepetado pela EDP com a conivência do governo.

JOY