03/12/2007

Controlem a ASAE!

-De há uns tempos a esta parte, a ASAE entrou no quotidiano dos portugueses, quer através de noticiários, dando conta das suas acções de fiscalização, ou em anedotas contadas á mesa do café, tal o ridículo a que alguns resultados obtidos expuseram esta autoridade. Sendo público, que existem graves lacunas ao nível de higiene, e falta de cumprimento de inúmeras regras por parte dos agentes económicos, com queixas frequentes por parte dos consumidores, a ASAE tinha tudo a seu favor para conseguir granjear a simpatia da opinião pública, o que aconteceu numa primeira fase, mas a transposição de directivas europeias para a legislação nacional, sem atender á especificidade cultural do nosso país, têm deixado estabelecimentos comerciais e consumidores, com os nervos em franja. Bolas de berlim nas nossas praias, enchidos tradicionais, A Ginginha, são apenas alguns exemplos, tal como a nossa riqueza gastronómica, por exemplo, açorda alentejana faz-se com pão de véspera, algo que não é permitido nos restaurantes, pelo que será legítimo obrigarem-nos a ficar em casa? Há que mudar urgentemente algumas bizarrias na nossa legislação, e pedir a quem tutela esta autoridade, que passe a ter em conta a nossa cultura, ou então, criarmos no país, uma nova região demarcada, com o selo, “zona livre da ASAE”.

4 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Eu acredito que muito que a ASAE faz é bastante positivo, existiam e existem situações de autentico atentado à saude dos cliente e consumidores.
É claro que como em todos os casos existe sempre a tendência para o fundamentalismo, o exagero cria o efeito contrario ao pretendido.

quintarantino disse...

A questão não se coloca em questão de controlar a ASAE... este organismo cumpre com o que a Lei dispõe... às vezes, concedo, não era necessário tanto mediatismo.

Anónimo disse...

Pois é, já a minha avòzinha dizia que tudo se quer como o sal na comida.e a verdade é que a ASAE exagera ou é a lei que não olha ao aspecto cultural e às nossas tradições.Corre-se o risco de daqui a umas décads já não existir o autêntico queijo da serra,o enchido saboroso,as tripas à moda do Porto...etc,etc.Claro que não faço o apelo à porcaria,mas sei que isto tudo vai acabar no fast-food, se algumas leis não forem revistas...É pena!...

SILÊNCIO CULPADO disse...

A ASAE está a cumprir o seu papel e diga-se em abono da verdade muita coisa tinha que ser mudada com determinação e coragem. Talvez haja muito exagero à mistura mas as coisas como estavam eram 3º.mundistas.