23/12/2007

A minha pátria é a lingua portuguesa

-A minha pátria é a lingua portuguesa, afirmou um dia Fernando Pessoa. Mas os nossos governantes, depois de não quererem falar castelhano em Aljubarrota ou Francês por decreto napoleónico há apenas 2 séculos, no que tiveram sempre o apoio popular, preparam-se agora para nos colocarem a falar a língua de Jorge Amado. Uma língua não é estática, evolui, mas nunca por decreto, mesmo reunificando agora o português falado nos diversos pontos do globo, será previsível, diria mesmo inevitável que o mesmo siga caminhos diferentes. O português e o castelhano, próximos geograficamente, têm a mesma origem, mas progressivamente afastaram-se, os ingleses não sentem necessidade de equipar a língua falada na ilha á dos EUA , Austrália ou Canadá. Aliás, mesmo no Reino Unido, o Galês, Escocês, Irlandês e Inglês, são bem diferentes entre si, por terem nalguns casos até origens diferentes, noutros uma evolução ao longo dos séculos, de costas voltadas, ainda que tenham partido do mesmo ponto. Isto que agora se pretende, é um erro colossal, um atentado á nossa dignidade histórica e cultural, ao património e soberania nacional, os escritores portugueses, exceptuando aqueles que talvez gostassem de nos obrigar a falar castelhano, numa futura união Ibérica, não terão uma palavra a dizer? Estivesse Almada Negreiros entre nós, e escreveria certamente um novo manifesto, apelidando de traidores e vendidos, aqueles que agora pretendem alienar o nosso património cultural, o principal factor de identidade e soberania nacional, a língua.

4 comentários:

SEMPRE disse...

António Almeida
Por tudo o que aqui diz e que eu concordo, pelas visitas simpáticas e comentários profundos que acrescentam saberes, pela pessoa que eu julgo conhecer através do que escreve, um Feliz Natal e próspero Ano Novo para si e para os seus.

SILÊNCIO CULPADO disse...

António Almeida
Sinto-me uma privilegiada por ter contado, ao longo deste tempo, com as suas visitas e os seus comentários. Comentários profundos que evidenciam, de forma clara, o seu pensamento e acrescentam, pela diversidade de opiniões, saberes aos posts sobre que opina.
Um comentador com nível, deixe-me que lhe diga.
Desejo-lhe um Natal Feliz com tudo o que de bom possa desejar.

sol poente disse...

Feliz Natal para quem contribui para a solidariedade, a justiça social e a evolução da humanidade através do esclarecimento.

7 disse...

Que estes dias sejam de Paz, Harmonia e com Saúde, são os votos sinceros deste "pecador". Boas Festas!