05/12/2007

Solução de compromisso na CML



-António Costa já não de demite da presidência da CML, após ter sido alcançado acordo com a maioria social-democrata na assembleia municipal, que viabilizou um empréstimo de 400 milhões de Euro, contra os 500 inicialmente pretendidos pelo executivo municipal, liderado por A. Costa. Tenho muita dificuldade em compreender, quem ganhou o quê, com este braço de ferro, que não passou dum bluff inconsequente entre PS e PSD. Os socialistas, tentaram criar divisões internas no interior do PSD-Lisboa, ou explorar algumas já existentes, mas cometeram um erro de cálculo, uma coisa é discordar da liderança do partido, outra completamente diferente, é alinhar com o partido rival, principalmente numa matéria que levou a um extremar de posições, e declarações de princípio, quando assim acontece, dá-se sempre o toca a reunir, o que levou o PS a perceber que iria perder a votação, se não cedesse algo, porque o compromisso, diga-se, interessava a ambas as partes, já que os sociais-democratas não queriam ficar mal na fotografia, arcando com o ónus da ingovernabilidade municipal, nem tão pouco disputar eleições para as quais não estão minimamente preparados, nomeadamente se a assembleia municipal não se demitisse, numa clara demonstração de apego ao poder, para a utilizar como bloqueio da acção do executivo. Por outro lado, nesta disputa, ninguém consegue realmente cantar vitória, uns porque queriam 500 e recebem 400, outros porque pretendiam viabilizar 160 mais alienação de património e cederam para 400, acabando por tudo resolver numa negociação de bastidores, aquilo que deveriam ter feito desde a primeira hora, poupando-nos a todos, a este espectáculo. É caso para perguntar, então tudo isto, para quê?

3 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Parece que estão a discutir o preço do peixe no mercado.

quintarantino disse...

Tudo isto por falta de decoro e pejo. E de desnorte sobretudo na bancada do PSD. Penso que a haver um vencedor, terá de ser António Costa pois conseguiu a viabilização do empréstimo e ainda conseguiu ver o PSD abter-se numa proposta feita por elementos da sua bancada. Digamos que terá vencido por meio a zero!

Quintanilha disse...

Da parte do PSD parece haver uma grande confusão tal como sempre houve nos tempos do pequeno líder Marques Mendes. Não é a sede do PSD (nem do PS) que dirige a Câmara de Lisboa. As pessoas, fartas da incompetência de Santana Lopes e de Carmona Rodrigues escolheram António Costa e a Assembleia Municipal, se houvesse um pingo de vergonha e de decoro por parte dos eleitos do PSD tinham-se demitido. É uma Assembleia Municipal Fantoche que quer condicionar a gestão da Câmara.
Quem saíu a perder foi Luis Filipe Menezes, pois os eleitos do PSD à AM não votaram de acordo com o que ele propôs!