25/03/2008

Irresponsabilidade financeira

D.N. - Dívidas aumentam no crédito ao consumo

-Enquanto muita gente vai ficando preocupada com a crise norte-americana, e a consequente desvalorização do Dolar face ao Euro, prejudicando as exportações da zona Euro, e por consequência toda a economia, por cá os portugueses vão esquecendo, que não fora este cenário internacional, com a inflação no actual patamar, já o BCE teria subido as taxas de juro. Acontece, que cada vez que o juro sobe, quanto mais endividadas estiverem empresas e particulares, maior o risco de incumprimento, por vezes chegando a situações dramáticas de insolvência financeira. Não podemos passar a vida a criticar o BCE, mesmo que por vezes não tome as decisões mais acertadas, há que olhar para o actual panorama da sociedade portuguesa, os seus valores, onde a maioria julga que o crédito é um bem e um direito, será um direito é certo, quanto a ser um bem tenho sérias dúvidas, esquecendo que poupar é essencial, em lugar de aumentar constantemente a dívida, e façam-me o favor, para comprar electrodomésticos e viagens? Para adquirirem casas, a preços elevadíssimos, contribuindo assim para a especulação imobiliária, cujos salários não conseguem suportar? A maioria da população, e isso não é culpa dos juros bancários, nem da economia, é culpa individual de cada família, nem sequer previne um eventual infortunio, como desemprego, mesmo que passageiro, doença ou divórcio, qualquer imponderável será fatal face a enorme endividamento, não raras vezes, motivado por banalidades. Quem critica o país, por não ter o nível de vida de outros povos, será bom ficar avisado, que outros povos europeus, não têm o comportamento irresponsável de muitos portugueses.

2 comentários:

Blondewithaphd disse...

Dou já um exemplo: somos pobrezinhos, coitadinhos, mas depois somos os europeus que mais compram casa própria! Nos outros países (ditos mais ricos) as pessoas arrendam casa! E depois, aos preços de construção praticados em Portugal eu admiro-me como é que famílias com recursos financeiros normais e banais compram casas de 250.000 euros? Nem imagino o que seja uma prestação dessas!!!!
E sim, de facto, andar um ano a pagar a viagem do Verão, porque ir ao Brasil é supé chique, deve ser uma alegria!

SILÊNCIO CULPADO disse...

António Almeida
Concordo com o que dizes mas faço um reparo: há que regular certa forma de publicidade que manipula as emoções e retira dividendos de certas situações de fragilidade.

Um abraço