24/06/2007

Lisboa!

-Por vezes ouço frases da boca dos políticos, e pergunto-me a mim mesmo, onde é que estes tipos vivem? em Marte? depois ficam todos admirados com a tendência crescente da abstenção, e vem a conversa do costume, que os cidadãos não se interessam pela política, falta de exercício de cidadania, quando penso que o problema é exactamente o contrário, são os políticos que não compreendem os cidadãos, fazem as afirmações mais disparatadas, e claro, os eleitores ignoram-nos e abstêm-se. Quando existem causas, os portugueses manifestam-se, interessam-se, participam, quando existe vazio, alheiam-se, e como povo de brandos costumes que é, com os defeitos e virtudes inerentes, não protesta, ignora! Vem isto a propósito das eleições em Lisboa, onde tenho ouvido os maiores disparates, da esquerda à direita, como por exemplo, chamar a Lisboa os habitantes que foram perdidos para os concelhos limitrofes, como se tal fosse exequível, ou como um dos candidatos afirmou, se existisse mercado de arrendamento a custos controlados, muita gente não se iria embora, ora isto é precisamente não compreender a mentalidade do cidadão, vivemos num país em que a maioria da população habita em casa própria, promovam um inquérito, e coloquem a questão, se pagasse um pouco menos, já nem vou dizer o mesmo valor, estaria disposto(a) a habitar no centro de Lisboa ou Porto? Provavelmente ficariam surpreendidos com as respostas, mas creio, a julgar por mim, e por muitas pessoas que conheço, que poucos seriam os que responderiam afirmativamente, e porquê? em primeiro lugar porque a razão não é apenas económica, também o é, encontar casa em Lisboa é proibitivo em termos de preço, ou então só em certas zonas, paredes meias com vizinhança que não queremos por perto, o que vai entroncar na segurança, é divertido vir a Lisboa ás compras, jantar, frequentar o bar ou a discoteca da moda, mas quando regressar a casa, quero guardar o meu automóvel na garagem, se por acaso me tivesse deslocado em transporte público a questão era a mesma, gostaria de saber que o meu automóvel não está na rua, pronto a ser vandalizado ou assaltado, pelos gangs que circulam pela cidade, pessoalmente eu não tenho filhos, mas muitos dos meus amigos, preferem ter os filhos numa zona mais tranquila, do que andarem pelo centro de Lisboa, prontos a serem assaltados, ficarem sem dinheiro, sem o telemóvel, já repararam que habitar em Lisboa neste momento já só é seguro em condomínios fechados? As grandes cidades só atraem os indesejáveis, de resto podem continuar a discutir que para os cidadãos será indiferente! Continuem por este caminho, qualquer dia Lisboa será um clone duma qualquer cidade latino-americana, dum lado os bairros inseguros, cheios de problemas sociais, aqueles que certamente não sairão da cidade, do outro os poucos priviligiados que suportam viver fechados, trancados, para se protegerem, o meio termo terá tendência para deixar de existir, e o centro da cidade, será cada vez mais povoado de áreas comerciais, movimento diário e à noite, o deserto! Compreendam os cidadãos, antes de proferirem disparates!...

Sem comentários: