17/10/2007

Dia Mundial da Alimentação

PÚBLICO-ONU Fome é inaceitável

-Assinala-se hoje o dia mundial da alimentação, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, afirma ser inaceitável nos dias de hoje, 854 milhões de pessoas sofrerem de fome crónica. O problema pode ser analisado por diversos ângulos, o resultado será porém sempre o mesmo, é de facto vergonhoso para a humanidade que tal situação persista, para mais, ainda é perigoso para a civilação dita desenvolvida deixar tal situação continuar como está. Desde logo porque na fuga á pobreza e á miséria, muitos procuram alcançar por qualquer meio os países desenvolvidos, de que são exemplo recentes situações de fugas marítimas em África, que tantos problemas causam á vizinha Espanha. A Itália tem-se confrontado com situações semelhantes, que dizer dos EUA, e num futuro não muito distante, a manter os ritmos de desenvolvimento que apresenta, a China não escapará deste problema. Sabendo-se ser de facto impossível, aos países desenvolvidos sofrer a pressão demogáfica que uma abertura não controlada de fronteiras significaria, tardam, mas são cada vez mais urgentes, reais políticas que ajudem ao desenvolvimento do chamado 3º mundo, em primeiro lugar por razões humanitárias de de decência civilizacional, em segundo lugar, porque o desenvolvimento de mais regiões no globo, tenderá gradualmente a reduzir o fluxo migratório descontrolado, em terceiro lugar, porque a própria globalização, ou sejam, os países mais desenvolvidos, sairão ainda a ganhar, porque abrirão novos mercados de consumo, os quais ajudarão ao crescimento da própria economia, mas antes terá de ser criada uma economia verdadeira, que só poderá existir após erradicação da fome e pobreza. Julgo que este, deveria ser o principal desígnio da humanidade no séc. XXI.

2 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Espectacular est post. Convido-te a juntares-te a nós no NOTAS SOLTAS IDEIAS TONTAS (http://notassoltasideiastontas.blogspot.com) no grito contra a pobreza, hoje dia 17/10/07 em que, internacionalmente, se exige a sua erradicação.

JOY disse...

António,

Estiveste em grande neste post,não há duvida que a paz no mundo está sériamente ameaçada se nada for feito para acabar com esta situação em que uns teem tudo outros não teem nada .

um abraço
JOY