18/10/2007

Pequim 2008 - Boicote! Sim ou Não?


-Foto via Corta-Fitas

-Descobri nos últimos dias uma interessante polémica, apelando ao boicote dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, como forma de protesto pela violação dos direitos humanos. Compreendo o apelo dos defensores do boicote, estou do seu lado no tocante à condenação da política chinesa, mas sou frontalmente contra o boicote. Política não deve ser misturada com desporto, lembro-me bem do boicote americano, que apoiei na altura diga-se, secundado por outros países europeus, com muitos atletas a recusarem participar, e outros competindo debaixo da bandeira do COI. Quatro anos volvidos, Jogos em Los Angeles, novo boicote, desta vez por parte da ex-URSS, secundada por todos os satélites da cortina de ferro, excepção feita à Roménia de Ceausescu, que participou, tendo desfilado os seus atletas debaixo duma ovação na cerimónia de abertura quase tão grande quanto os atletas da casa. Quem diria? Boicotar os J.O. não traz à China o respeito pelos direitos humanos, como no passado não retirou a URSS do Afeganistão, nem os EUA alteraram um milimetro a sua política externa, mesmo os atletas sul-africanos que durante décadas foram impedidos de participar, pela práctica do apartheid, não fizeram mudar o regime, a História tem-no provado, o desporto não consegue alterar a política. Mais, os defensores do boicote já pararam para perguntar à Vanessa Fernandes o que pensaria ela duma eventual não participação? Após 4 anos a treinar-se intensivamente, ainda que não o admitindo, certamente alimenta legitimas esperanças de conquistar o ouro. Quem sairia mais a perder, a Vanessa ou os chineses? E o Nelson Évora, ou o Obikwelu que espera terminar a carreira em Pequim? Já alguém lhes perguntou se admitem o boicote? A comunidade internacional nunca deveria ter atribuido a organização dos J.O. à China, mas ao fazê-lo perdeu-se a oportunidade de utilizar a influência que o desporto poderia alcançar, mais do que isso, francamente não me parece, os jogos seguiriam, e os atletas sairiam a perder, defraudando-lhes 4 anos de legítmas expectativas, para os quais intensivamente treinaram. A ideia de boicote é um disparate romântico, fica bem, todos simpatizamos com a causa, mas é impracticável.

4 comentários:

JOY disse...

Boas António,

Sou contra o boicote ,não penso que seja justo sacrificar anos de trabalho levado a cabo pelos atletas de vários paises para poderem estar presente nos jogos por motivos politicos.Não concordo que se misture politica com desporto.

Um abraço

Joy

Anónimo disse...

"Não concordo que se misture politica com desporto."

Não conheço o comentador anterior de lado nenhum por isso lhe peço desculpas antecipadas por aqui afirmar que essa posição é pura hipocrisia. "Ah e tal, eu vou lá é para competir e ganhar uma medalhita, eu quero lá saber se na China os trabalhadores são miseravelmente explorados e que os fuzilamentos são aos milhares e..., eu sou um desportista"
O COI está transformado numa autêntica multinacional cujo unico objectivo é o máximo lucro. É inaceitável que os Jogos se realizem em países que não respeitem os direitos humanos.

JOY disse...

Amigo Anti Pequim ,
Não tem que me pedir desculpas ,é a sua opinião e é tão válida como a minha ,de qualquer maneira lembre-se não foram os atletas a escolher Pequim como organizador dos jogos ,e os atletas são livres de não ir ,mas se formos por ai com essa filosofia qualquer dia não há provas desportivas no mundo
Há muitas maneiras de manifestar o seu, nosso desacordo pelo sistema politico Chinês, Por acaso compra artigos chineses ? pois é pode começar por ai poe exemplo.

Um abraço

Anónimo disse...

Deixem de ser hipócritas porra!

Na china quem brutaliza um animal é mal visto, quem come carne de caes e gatos é considerado caipira ignorante!

Toda essa campanha contra china não passa de preconceito racial com interesses políticos e econômicos. Nos anos 30 ate anos 70 fizeram a mesma coisa com os japoneses, diabolizaram e incriminaram injustamente os japoseses, criaram mitos pejorativos sobre os japoneses com propósito de justificar o genocídio que os yankees cometeram na 2 guerra mundial... os yankees justificaram orgulhosamente o genocídio em Hiroshima e Nagasaki, ocultaram Massacre de Dresden, ocultaram o estupro do Monte Cassino, os abusos no Iraque etc...E todo mundo aplaudiu o genocídio, certo? Os americanos financiaram e apoiaram secretamente o regime de Mao tse tung, portanto, os E.U.A tem toda responsabilidade pelo comunismo na China, eles financiam e depois condenam. Todo mundo condena o povo chines, É justo condenar um país inteiro por causa do Lula?


Os asiáticos nunca fizeram nada de muito ruim aki, nunca soltaram bomba aki, nunca usaram ópio para escravizar as pessoas, nunca montaram uma campanha de difamação e calunia contra os outros países, os asiaticos nao sao um povo racista, eles sao apenas fechados culturalmente, os verdadeiros racistas somos nós os ocidentais, que valoriza muito a Pureza racial do DNA, Eugenia, Nazismo, Illuminati, Bildenbergs, Forte Hierarquia racial, frescura de melhorar raça do cachorrinho, etc.. Lembrando que tem um forte racismo aki também, os loiros escandinavos são endeusados, e os latinos e mestiços são considerados inferiores? isso é Doentio? Normal?


Pessoas arrogantes, presunçosos, racistas, fanáticos, sem ética, sem vergonha, imundos e sem caráter. sao todos brainwasheds!

Junta todo eles e manda direto pra câmara de gas, e o que sobrar deles junta em uma cidade e manda uma bomba. Fim do mundo!