27/02/2008

Avaliação dos professores

PUBLICO-Ministra garante que providências cautelares não podem interromper avaliação


-Foto PÚBLICO
-Desconheço se o actual modelo de avaliação de professores proposto pela ministra da educação será o mais indicado, talvez não o seja, professores a avaliar professores, e fazer depender o resultado da avaliação das notas que o próprio professor atribui aos alunos, colocam-me sérias reservas. Gostaria de ver os sindicatos, mais preocupados com a defesa dos bons docentes, procurando valorizar e dignificar uma carreira que perdeu prestígio ao longo dos ultimos anos, e tal só é possivel valorizando os bons e premiando o mérito. O sistema de ensino em Portugal tem mesmo de ser reformado, criando uma autoridade na escola, a figura do director é muito bem vinda, com essa ou qualquer outra denominação, e tal como os demais trabalhadores, os professores têm de ser avaliados, isso é inquestionável. A partir daí, julgo que os sindicatos fariam melhor se apresentassem propostas alternativas no sentido de melhorar o modelo apresentado pela ministra, do que pura e simplesmente contestar, é que fico mesmo com a ideia, que eles não querem mesmo é qualquer avaliação, preferindo continuar na actual bandalheira das progressões automáticas, castradoras do mérito e da competência, parasitadas por mediocres, que levam á desmotivação e aos resultados que conhecemos.

1 comentário:

joshua disse...

É um problema complicado. Há quem persista em ver a vida docente a preto e branco. Ela é colorido-desbotada a tender para o cinzento. Nada obsta ao mérito e à mediocridade nas Escolas. Eles estão lá e lá continuarão misturados e às vezes concentrados na mesmíssima pessoa.

O grande busílis são as Cotas de Mérito. Pode lá haver cotas-limite quando uma maioria seja de gabarito? Isto desestimula e estabelece à partida Fracturas Insanáveis e Indeléveis.

Este Ministério tem minado o Prazer de Ensinar desde o Topo até à Base do Processo. Antes de Maria de Lurdes eu era um Apaixonado pelos meus alunos. Durante ela, perante o que fui vendo degradando-se, vi meu coração desmobilizar-se de uma Profissão esmagadora.

O seu discurso sobre os professores foi sempre desmobilizador e humilhante. A natureza dos seus Despachos e das suas Normas sempre atrabiliária e conflituante com outros Despachos e Normas. Nunca vi a emergência de maior confusão, de acréscimo de papelas inúteis, de compressão para a avaliação facilitadora, quer no Processo, que nos Exames Validadores do Processo, que com este Ministério!

Ministério Errado no Tom, errado na Forma, por isso mesmo errado em quase Tudo. Não se reforma desrespeitando e sendo metodicamente Chalada e Brutal. Ela até tem bons argumentos que lhe poderiam conferir 'autoridade' ditatorial para executar à la gardere, mas a obrigação é negociar e levar em conta as pessoas.

Argumentar bem e ter razão não chega. Um Filho da Puta cruel pode ser um Cícero que o não iliba de ser um cruel filho da puta.

PALAVROSSAVRVS REX