05/02/2008

Carnaval e cultura portuguesa

-O carnaval é uma festa pagã, com raízes na Europa, exportada para o mundo. Ao longo dos séculos sofreu alterações e influências, consoante o local e as condições em que é celebrada. Um dos mais famosos carnavais europeus, cuja identidade tem sido preservada através dos séculos, ocorre em Veneza, atraindo nesta época milhares de turistas á cidade.

-Em Portugal, existem várias localidades com tradições carnavalescas, como Torres Vedras por exemplo, que se auto-consideram o "carnaval mais português de Portugal", sempre mantendo identidade própria, nunca importando de além atlântico, reis, rainhas ou samba, mas faça chuva, ou faça sol, com os seus gigantones e matrafonas, nunca tal evento deixou de sair ás ruas, para divertimento de locais e visitantes.
-Depois existem localidades, que descobriram uma tradição mais recente, importarem da Baía ou Rio de Janeiro, desfiles carnavalescos de bailarinas semi-nuas, agradáveis á vista é certo, mas investir na criação de sambódromos em solo europeu, no mês de Fevereiro, é inverno, convém não esquecer, trata-se duma aposta arriscada, que por vezes resulta em prejuízos, certamente pagos pelos municipes locais. Eu por mim não faria tal aposta, para além de preferir a nossa tradição cultural e musical, carnaval com samba é no Brasil.

1 comentário:

Tiago R Cardoso disse...

Inteiramente de acordo, existem por cá grandes e bonitas tradições, para muitos até nisto temos de copiar os outros, extinguindo o bom que temos por cá.