07/02/2008

Sobre taxa de juro

Diario Economico-Banco de Inglaterra baixa taxa de juro de referência para os 5,25%

-A taxa de juro em Inglaterra baixa para 5,25%, enquanto o BCE decide manter a taxa nos 4%, a Libra continua a ser uma moeda forte, tal como o Euro, o que não impede o crescimento da economia inglesa, nem as exportações. Por cá, se não fossemos um povo de memória curta, teriamos ainda presente o valor das taxas antes da adesão á moeda única, afinal não foi assim á tanto tempo, e do modelo em que os nossos governantes apostavam como motor de desenvolvimento económico assente em baixos salários, e exportações baseadas na desvalorização da moeda. Os que agora criticam a política do BCE, querem mesmo regressar ao Portugal desse tempo? Têm a certeza? O problema do país é não estar estruturado para crescer economicamente, tornar-se produtivo, não tem nada que ver com taxas de juro, que controlam a inflação, ou défice que felizmente parece estar controlado, o problema é outro, mas o pior cego não é aquele que não vê!

6 comentários:

joshua disse...

Num país com remuneração de massas que se cinge ao limite da mera sobrevivência, que isto não arranque é apenas natual. O pior cego é aquele que NÃO QUER VER.

Abraço!

PALAVROSSAVRVS REX

Nuno Raimundo disse...

Boas...

Pois, mas não é a sofucarem o "tuga" que isto irá para a frente... :)


abr...prof...

quintarantino disse...

Desvalorização da moeda, já eles não conseguem. Agora, salários baixos... isso aí é garantido.
As pessoas também gemem porque andaram anos a fio a viver à tripa forra. E agora pagam. E, como os tempos vão de vacas magras, quando precisam mesmo de ir à banca, éum ai jesus...
E do lado de lá do balcão, na maior parte dos casos, é como se lá estivesse o Jesse James. Agora querem sacar 1,50€ por cada operação em caixa multibanco.

António de Almeida disse...

-Quint, já ouvi essa, mas não li nada sobre o 1,5 Euro, tem algum link?

Nuno Raimundo disse...

Tb já li sobre isso.
Parece que anda por aí a circular um email tipo-corrente acerca disso.

Não sei se será verídica tal coisa.

David disse...

Enquanto o pessoal ainda tinha economias no banco, foi um baixar do juro. Era a favor do investimento...
Agora que está tudo com empréstimos, toca a subir as taxas outra vez. Não é mais nada - é negócio! Para quem acha que os ocidentais não pensam as coisas a longo prazo, nada mau, hã?