28/01/2008

Avaliação de desempenho dos professores

PUBLICO-Divulgadas fichas de avaliação de desempenho dos professores


-Correndo o risco de estar a escrever este comentário, sem conhecer o conteúdo efectivo da ficha de avaliação de professores, merecem-me desde já um comentário as críticas da FENPROF, pelos vistos estes srs gostariam que continuasse tudo no regabofe habitual, onde os bons se misturam com os maus, progredindo na carreira por antiguidade e não por mérito. A existência de fichas significa o estabelecimento de objectivos concretos, que todos os professores, sindicalizados ou não, tomarão conhecimento, pelo que a partir de agora passam a saber com o que contam, desaparecendo a carga de subjectividade que serve sempre para camuflar eventuais compadrios. Como é óbvio cabe ao ministério a definição dos critérios, tendo por base uma opção política, certa ou errada poderemos depois discuti-la, sendo sempre possível que os sindicatos possam, assim o queiram, apresentar propostas de aperfeiçoamento das mesmas, nomeadamente se tal contribuir para dignificar a carreira docente. Agora ameaçar recorrer aos tribunais, porque uma ficha de avaliação de desempenho não foi discutida com um sindicato, parece-me um absurdo, nenhuma entidade, pública ou privada, tem de negociar critérios de avaliação com os seus trabalhadores, avalia e pronto, existindo sim o dever de dar a conhecer á partida quais os critérios, para que exista transparência nas avaliações, e caso tal não venha a suceder, aí sim, deverão os sindicatos exigir garantias de equidade nas avaliações entre os seus associados. A bem de todos, nomeadamente dos bons professores e do ensino em geral.

2 comentários:

Blondewithaphd disse...

I already know somebody's gonna kick my butt but I'm in favour of the assessment of teachers (and not just because I'm assessed too periodically). But... always a but... in this country of ours we know that there's no such thing as meritocracy and the best teachers will still be the bad guys.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Não sou entendida nesta matéria. Parece-me correcto o que é dito no post mas sinceramente não me sinto em condições de discutir na especialidade.
Um abraço