23/01/2008

«Olho Vivo» necessita de óculos

Portugal Diário-Imigração: oito marroquinos já foram repatriados

-Obviamente começou o repatriamento dos cidadãos marroquinos, que foram detectados em meados de Dezembro na ilha da Culatra, Olhão. Nada a dizer, Portugal é um estado de direito, existem leis, as mesmas devem ser respeitadas. Como sempre nestas alturas, surjem associações a defender o absurdo, neste caso a associação "olho vivo", que já agendou uma manifestação de protesto. Estes srs da "olho vivo", estão a ver mal o problema, talvez necessitem usar óculos. O que deve ser combatido não é a actuação das autoridades portuguesas, e sim das redes que exploram estes imigrantes na origem, existindo uma responsabilidade por parte das autoridades nos países de origem, as quais têm o dever de perseguir e combater estas redes. Conceder autorização de residência, e já agora atribuir a estas pessoas o rendimento social de inserção, seria recompensar o crime e seus agentes, enviando um sinal claro ás redes que exploram esta actividade, que valeria a pena tentar atravessar o oceano nesta zona, o que seria imediatamente aproveitado para criar novas rotas de desastre humanitário, cuja responsabilidade moral passaria a ser também de Portugal. Nada tenho contra a imigração, mas legal, com redes mafiosas, tolerância zero, por muito que custe, há que manter a soberania nacional.

4 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SILÊNCIO CULPADO disse...

Em tudo há um lado e outro lado.
Neste caso dum lado está a razão dos que defendem que não devemos premiar os infractores. E entendo esse argumento. Seria um incentivo a que as redes de tráfico se expandam ainda mais. Porém dói-me ver essas pessoas que arriscam tudo para trabalhar por um bocado de pão, que têm um olhar desamparado quando as empurram e que aceitam morrer nas suas travessias inglórias. Não me conformo.

António de Almeida disse...

-Aí é outra questão, a U.E. deve ajudar o desenvolvimento africano, ainda que não seja fácil, perante tanta ditadura e corrupção.

Blondewithaphd disse...

It's very hard to have opinions that contradict mainstream thought. I'm in favour of deportation for illegals. But, on the other hand, there are always the individual tragedies of people trying to escape poverty and other miseries. It's a double-edged sword.